Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Compreensão Humana

segundo Saramago

Para assinalar a data de nascimento do escritor José Saramago(16 de Novembro de 1922)




Ensaio audiovisual sobre fotos de SEBASTIÃO SALGADO e narrativa de JOSÉ SARAMAGO (Áudio extraído do documentário 'Janela da Alma', de João Jardim e Walter Carvalho. Brasil, 2001. Trilha incidental: Hélio Delmiro ('Emotiva') Adaptação e montagem: PEDRO BERSI (SC BRASIL)

"Eu não quero dizer que cada um é conforme nasce; não vou a esse ponto. Mas, talvez devêssemos ponderar por que algumas pessoas resistem ao comportamento (digamos universal o modo de comportar-se mais geral) e outras não? Por que algumas pessoas mantêm uma atitude crítica em relação às coisas? Por que algumas pessoas acham que não é por fato das coisas serem novas ou modernas que elas são necessariamente boas? Isto não é defender o antigo, é simplesmente considerar que não tem nenhuma razão para acreditar que no momento em que estou a viver é o momento em que todas que se estão a fazer, as de agora e as que vão ter efeitos no futuro; são as únicas e as melhores que poderiam estar a se feitas e a ser pensadas, imaginadas e aplicadas. Não tenho qualquer razão para isso, pelo contrário, tenho muitas razões que me dizem que nos tomamos por um caminho errado."
José Saramago

1 comentário:

Misterioso disse...

Bonito blog, passa tb no meu estou a começar

A nossa biblioteca

Corre, Corre Cabacinha


História Antiga de Miguel torga

Exposição na biblioteca

Exposição na biblioteca
The Wind in the Willows