Páginas

domingo, 26 de outubro de 2008


Potencialidades do Blogue na educação - Dar e receber !


O blogue é um registo publicado na Internet relacionado com alguma temática e organizado cronologicamente, como se fosse um diário. Permite comentários dos leitores aos textos publicados e tem a grande vantagem do autor não necessitar de saber construir páginas para a Internet.

O conteúdo, orientado por um professor ou por um grupo de professores, fica acessível a todos os que visitem o blogue, isto é, fica acessível a professores, alunos, funcionários da escola, pais e comunidade educativa em geral. Tem, pois, múltiplas vantagens se pensarmos muito concretamente no trabalho desenvolvido, por exemplo, numa biblioteca escolar, uma vez que poderá ser um óptimo veiculo de transmissão e partilha de informação. Poderá permitir a divulgação de projectos e trabalhos realizados pelos alunos; partilha de guias de literacia que forneçam alguma orientação na realização dos trabalhos de investigação por exemplo; publicação de fotos, vídeos, ilustrações, relatórios de visitas de estudo; produção de textos: narrativas , poemas, análise de obras literárias; divulgação de ateliers de leitura; redacção de jornais online , entre muitas outras actividades.

Por conseguinte , o blogue apresenta inúmeras potencialidades, no que diz respeito à educação em geral e às bibliotecas em particular, possibilitando a divulgação de informação, a participação dos alunos, constituindo um espaço activo em que é possível dar e receber!

10 comentários:

o mar aki tão perto disse...

Alô Seara de Letras!
Gosto de ti mas...
Se me permitires, e apenas com a intenção de facilitar o leitor "EU", gostaria de te dizer que a leitura do teu texto se torna um pouco difícil mara mim por um motivo - a letra branca sobre esse verde fere um pouco os olhos (os meus).
Também não há necessidade de termos tantas fotografias sobre o mesmo tema para que, quando quisermos comentar, ser mais rápido.
Desejo-te muito sucesso nesta tua viagem.

Lena Barreto disse...

Tenho algumas saudades da "tua" biblioteca!

Maria Sobral disse...

Dar e receber: dois verbos muito bem escolhidos para reflectir sobre o que quer que seja que se relacione com prática pedagógica. Todo o processo de ensino - aprendizagem deve ser prespectivado como uma troca, portanto, vamos todos conjugar o verbo "blogar", nas nosssas BE:eu blogo, tu blogas, ele bloga ...

Maria José Leite disse...

Olá! Dar e receber... um não acontece sem o outro, tão importante é um como o outro... tal como ensinar e aprender! Continuemos pois o caminho, agora blogando, como diz a Ilda!

Mª José Leite

Ana Salema disse...

O blogue tem uma nuance relativamente ao diário:é a sua arrumação cronologicamente descendente que dá uma ideia diversa da organização do tempo; assim, ao invés de um tempo que flui,que corre, somando dias /registos , temos a noção de um presente emergente que corresponde ao da última postagem.

Ana Salema disse...

O blogue tem uma nuance relativamente ao diário:é a sua arrumação cronologicamente descendente que dá uma ideia diversa da organização do tempo; assim, ao invés de um tempo que flui,que corre, somando dias /registos , temos a noção de um presente emergente que corresponde ao da última postagem.

Maria Irene Pereira disse...

olá.
Experiência
Irene

Maria Irene Pereira disse...

Olá Seara de Letras! Gostei do colorido e da energia positiva que ele transmite, qual Alentejo em plena Primavera!
Também recordei o J. Serafim, notável contador de histórias, quando esteve em Viseu e deliciou alunos e professores!
A tua biblioteca deve ser muito atractiva!
Muito sucesso para a tua Seara; que ela cresça e se desenvolva forte e saudável!
Irene

Maria José Leite disse...

Lucinda, estou encantada com as imagens em movimento do teu blogue!
Mª José Leite

Deolinda Costa disse...

“O dar e o receber”… A partilha e a interacção são uma mais-valia dos blogues. Os blogues como tecnologias de publicação e comunicação utilizam a interacção entre as pessoas para promover a aprendizagem cooperativa, a construção e socialização do conhecimento. É uma ferramenta que pode ser de professores e alunos, estimulando a leitura, a produção de textos e a formação de redes sociais. São estas partilhas que se estabelecem ao nível das bibliotecas.

A nossa biblioteca

Corre, Corre Cabacinha


História Antiga de Miguel torga

Exposição na biblioteca

Exposição na biblioteca
The Wind in the Willows